No âmbito do Programa Ambiente dos EEA Grants, o Projeto “Bottle to Bottle: Top Quality PET para a economia circular das garrafas de plástico em Portugal” a Ecoibéria Reciclados Ibéricos SA já começou a desenvolver o referido projeto como esperado.
Sendo um dos objetivos potenciar a capacidade laboratorial da Ecoibéria de forma a garantir QUALIDADE E SEGURANÇA, especialmente na vertente do reciclado para contacto alimentar, os primeiros equipamentos previstos já chegaram e estão a ser utilizados.

 

Legenda: Novos equipamentos do Laboratório Ecoibéria.






O projeto intitulado “Bottle to bottle: economia circular para as garrafas de plástico em Portugal” tem como principal objetivo o aumento da reciclagem das garrafas de plástico, através de equipamentos e tecnologias modernas que permitirão a reintrodução de uma matéria prima top quality (PET flakes reciclados), para produção de novas garrafas de plástico.


O projeto assenta em duas abordagens complementares:  por um lado, pretende-se dotar a Ecoibéria de um laboratório tecnologicamente avançado, para que possam ser testados os PET flakes produzidos para deteção de potenciais elementos que possam prejudicar os padrões de qualidade e de segurança alimentar. Assim, o resultado final será uma matéria prima Top Quality, que será utilizada na produção de novas garrafas de plástico (economia circular), diminuindo a percentagem de plástico cuja reciclagem termina em downcyling.

Por outro lado, através deste projeto, será introduzida uma tecnologia de separação de flakes por laser. Esta tecnologia de sorting irá permitirá uma triagem muito mais eficaz, eficiente e inteligente do plástico reciclado, permitindo a produção de um fluxo mais homogéneo de produto para posterior valorização para produção de embalagens alimentares.